
SONHO
s.m 1. Sequência de imagens ou de eventos na mente da pessoa adormecida. 2. Um devaneio, quimera ou fantasia. 3. Um ideal. aspiração ou ambição. 4. Coisa ou pessoa bela e ideal.
Perdem-se os sentidos....primeiro a visão, depois o paladar, o olfacto, a audição e o tacto.....o corpo e a mente reduzem-se a um estado inconsciente...,flacidez, paralisia funcional...a actividade cerebral é semelhante à do estado de vigília....é o REM, é o sono paradoxal, um estado dissociativo...a actividade onírica é intensa....é o sonho...emocionalmente muito forte.
Começo com uma sonolência...predominam sensações de vagueio, pensamentos incertos, mioclonias, contração e dilatação pupilar...a actividade onírica relaciona-se com acontecimentos vividos recentemente.
Durmo, mas não profundamente...tocam-me, mas eu não acordo....os despertares por estimulação táctil, fala ou movimentos corporais são mais difíceis do que anteriormente...a actividade onírica surge sob a forma de sonho com uma história integrada.
Agora...,os estímulos necessários para acordar são maiores...tenho dificuldade em despertar.
São quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar...retorno ao estado anterior... Entro novamente no sono REM e SONHO...